domingo, 17 de abril de 2011

  
variações formais do logotipo:
variações de escala das formas segundo a percentagem anual de doação de sangue

atribuição de significados às formas, e de um código cromático e um comportamento individual na alteração de escala (a conjugar com comportamentos específicos em movimento)
(o código cromático utilizado nestes esquemas é provisório) 



estudo de configuração de um sistema que permita a variação formal do logotipo entre o ponto mínimo e máximo de doação optimizando o seu equilíbrio formal em todos os estados da mutação. exploração das possíveis configurações do logotipo neste sentido e resolução de problemas formais.

hipótese - como base estrutural para a variação de escala usa-se a largura da forma: 100% doação equivalendo a 110px; 0% de doação equivalendo a 10px.

nota: parte-se do princípio que os valores 100% e 0% de doação nunca estarão representados no logotipo, sendo virtualmente inalcançáveis, no entanto, em termos da coerência do sistema de construção do logotipo e da consolidação desta forma em mutação, torna-se pertinente a sua representação visual.
assim, é atribuído um valor mínimo diferente de zero (10px) à largura da forma representativa de valores 0%.

variação mais generalista das três formas (0%, 50% e 100% de doação), com base na proporcionalidade inversa entre "não-dadores" e "dadores" e atribuindo à forma "receptores" 70% do valor de "dadores".


posicionamento e relação das três formas em conjunto, segundo um esquema comum de posicionamento dos centros das formas (com vista ao desenvolvimento posterior da animação das formas)




desenvolvimento de valores intermédios






primeira variação total do logotipo - 0% a 100% doação (clicar para mais definição)








esquema de posicionamento dos centros
estados mais relevantes na aplicação do logotipo: entre 15% a 85% de doação.





hipóteses de relação entre formas, ainda segundo uma estrutura rígida:
(clicar para mais definição)

aproximação dos centros







o mesmo, com ajustes individuais às formas:







A / reposicionamento da forma "não-dadores":



B / reposicionamento da forma "dadores" - reafirmação da relação paralela com a forma mais pequena e maior autonomia da forma "não dadores"




C / reposicionamento das formas "não dadores" e "dadores", variação de escala em espaço simultâneos.



 





teste: posicionamento das formas obtidas pelo esquema de valores segundo formas obtidas no momento anterior do processo (animações).