O objectivo da proposta 05 foi o desenvolvimento da identidade e material gráfico para o torneio de Matrecos "253 - Matrecos ou Matraquilhos", realizado no Praça da Alegria Futebol Clube. O projecto foi realizado em grupo com os colegas Paulo Catumba e Telmo Parreira.
O desenvolvimento conceptual para a identidade do torneio iniciou-se com uma pesquisa de referências cujo carácter ou interesse gráfico nos pareceram interessantes para aplicar à proposta em questão. Os posters de wrestling foram a maior fonte de inspiração directa, escolhidos por serem a base de divulgação de um desporto encenado que parodia a competivididade e ideia de masculinidade, e criarem referências visuais épicas e exageradas. A ligação pareceu-nos muito adequada, especialmente por ter algo de insólito e exagerado, tocando um tipo de humor que nos pareceu ter tudo a ver com os objectivos da organização do torneio. Trabalhamos assim com imagens recuperadas de antigas publicações ligadas ao wrestling, destacando duas personagens principais (representativas das duas personagens mais emblemáticas do torneio) que foram aplicadas na maior parte da imagem gráfica.
A base visual e conceptual também se apoiou em referências gráficas de clubes e eventos desportivos retro, especialmente relativos a contextos mais restritos ou alternativos.
Em campos mais técnicos, foi efectuada uma pesquisa extensa de cartazes antigos de composição tipográfica em bloco, mistura de tipografias fortes e compactas (sem serifa, condensadas, egipcianas, ..) e todas as composições desenvolvidas se orientaram neste sentido. O cartaz foi o objecto-chave de todo o resto da identidade, sendo o objecto de divulgação com mais visibilidade (mais ainda do que a própria marca).
Foi procurado sempre um certo carácter manual e plástico no trabalho de referência revivalista. Os posters e flyers foram desenvolvidos sempre a pensar em economia de cores, atribuição de texturas exploração de suportes, pensando no seu valor estético e também, sempre, em produzir o resultado com baixos custos (um modo de trabalho que também nos agradou e se tornou um desafio interesante).
Ao longo do processo foram debatidas hipóteses de produção em técnicas de impressão manuais e várias ideias relativas aos suportes finais. Em última instância, os cartazes e flyers foram produzidos em papel fino e económico, com uma versão especial de cartaz impresso em cartão fluorescente. O objectivo aqui foi uma alusão directa aos cartazes de talhos e a produção de um objecto realmente exagerado e insólito como divulgação especial do torneio. Foi também produzido um carimbo com a marca do torneio, com possibilidades de aplicação várias e que foi aplicado nos flyers, reforçando a ideia de produção manual que procurávamos.