MAPA MENTAL 01

definição de ideias de suporte para a criação da nova imagem do IPS, após a análise dos objectivos, características e identidade da instituição.
a nova imagem do IPS deve centrar-se na comunicação com o público exterior/utentes; sendo uma instituição que actua de forma muito próxima das pessoas e que está mesmo muito dependente da colaboração destas, no acto de dar sangue.
a forma que identifique o IPS deve ser visualmente atractiva e transmitir dinâmica e sensações positivas. este deve ser o seu carácter principal, embora a solução não possa descurar a sobriedade necessária à identidade de uma instituição médica, segura, importante e de confiança.
(a hipótese de pensar em soluções gráficas distintas mas complementares, uma para o contexto público/publicitário e outra para a realidade institucional interna e burocrática do IPS pode ser tida em conta)
MAPA MENTAL 02
re-agregação de ideias, relação entre conceitos-base identitários do IPS, desenvolvimento de ideias
e sua aplicação visual

a base para desenvolvimento da forma visual partirá de formas orgânicas, pegando no sangue como elemento vital, activo, vivo; um elemento universal de propriedades únicas, essencial e unificador. pretendo uma re-adaptação da estratégia comunicativa usual das instituições desta área, que pegam frequentemente na imagem do sangue (gota), mas propondo uma nova forma visual - uma nova forma de ver o sangue, a sua partilha, o IPS.
a marca tem de ser pensada desde o início como um todo, uma estratégia comunicativa. na tomada de decisões sobre a forma do logo deve estar presente a possibilidade da adaptação deste a este contexto global, ou o seu potencial como gerador de outras ideias ou base para uma rede coerente e eficaz de soluções gráficas.
REFERÊNCIAS / CONSULTA
COMPONENTES DO SANGUE
REPRESENTAÇÃO VISUAL E MOVIMENTO







CAMPANHAS IPS
APLICAÇÃO DO LOGO / IDEIAS APLICADAS


ideias principais: apelo directo à acção imediata,
auto-desenvolvimento pessoal pela dádiva de sangue (ser herói, ser um modelo)
recurso frequente à imagem de figuras públicas - forte base fotográfica na composição gráfica dos cartazes
CAMPANHAS DE APELO À DÁDIVA DE SANGUE
1ª METADE SÉC XX










