ips1_01 from Daniela Fardilha on Vimeo.
ips1_02 from Daniela Fardilha on Vimeo.

DESENVOLVIMENTO
ESTUDOS
exploração de questões da animação do logotipo e hierarquia de partes:
construçaão de sistemas de relação entre formas (dependência / autonomia) , rotas de movimento e composição global.

esquema estrutural dos componentes da animação:
comportamentos (movimento) possíveis, hipóteses de relações de dependência entre formas;
MAPA MENTAL 3 - FORMA E CONCEITO
HIPÓTESE EM ESTUDO: MUTAÇÃO DO LOGOTIPO SEGUNDO DADOS ESTATÍSTICOS
mutação anual segundo percentagem de dadores, receptores e não-dadores de sangue (por hipótese)
estudos de atribuição de significados e leituras ao comportamento das formas
variações percentuais de escala
ESTUDOS - COMPOSIÇÃO TIPOGRÁFICA E GAMA CROMÁTICA
variações formais do logotipo:
variações de escala das formas segundo a percentagem anual de doação de sangue
atribuição de significados às formas, e de um código cromático e um comportamento individual na alteração de escala (a conjugar com comportamentos específicos em movimento)
(o código cromático utilizado nestes esquemas é provisório)
estudo de configuração de um sistema que permita a variação formal do logotipo entre o ponto mínimo e máximo de doação optimizando o seu equilíbrio formal em todos os estados da mutação. exploração das possíveis configurações do logotipo neste sentido e resolução de problemas formais.
hipótese - como base estrutural para a variação de escala usa-se a largura da forma: 100% doação equivalendo a 110px; 0% de doação equivalendo a 10px.
nota: parte-se do princípio que os valores 100% e 0% de doação nunca estarão representados no logotipo, sendo virtualmente inalcançáveis, no entanto, em termos da coerência do sistema de construção do logotipo e da consolidação desta forma em mutação, torna-se pertinente a sua representação visual.
assim, é atribuído um valor mínimo diferente de zero (10px) à largura da forma representativa de valores 0%.
variação mais generalista das três formas (0%, 50% e 100% de doação), com base na proporcionalidade inversa entre "não-dadores" e "dadores" e atribuindo à forma "receptores" 70% do valor de "dadores".
posicionamento e relação das três formas em conjunto, segundo um esquema comum de posicionamento dos centros das formas (com vista ao desenvolvimento posterior da animação das formas)
desenvolvimento de valores intermédios

primeira variação total do logotipo - 0% a 100% doação (clicar para mais definição)

esquema de posicionamento dos centros
estados mais relevantes na aplicação do logotipo: entre 15% a 85% de doação.
hipóteses de relação entre formas, ainda segundo uma estrutura rígida:
(clicar para mais definição)
aproximação dos centros
o mesmo, com ajustes individuais às formas:

A / reposicionamento da forma "não-dadores":

B / reposicionamento da forma "dadores" - reafirmação da relação paralela com a forma mais pequena e maior autonomia da forma "não dadores"

teste: posicionamento das formas obtidas pelo esquema de valores segundo formas obtidas no momento anterior do processo (animações).
(continuação)
composição das formas obtidas (85%, 50%, 25%) segundo posições estáticas da animação (processo desenvolvido anteriormente)
apesar da necessidade de reformular este processo a partir das novas animações a atribuir a estas novas formas, obtendo novos "frames-logo", o teste demonstra o tipo de equilíbrio entre formas numa composição deste género, nestes três estados de percentagem de doação.
mais
experiências com nova tipografia sobre as composições testadas anteriormente (Chalet Condensed)
novas experiências com o acrónimo IPS (clicar para mais pormenor)

desenvolvimento da composição tipográfica para o logo.
impõem-se alguns objectivos definidos: é necessário que o bloco tipográfico funcione por si só, numa composição coesa, sólida e com identidade própria mesmo vista sem a imagem (uma vez que o logo em si é bastante volátil e mutável). parece-me também muito importante que existam três composições de conteúdos distintos: Instituto Português do Sangue, IPS e ipsangue.org. As três devem subsistir de forma coerente sozinhas e identificar-se como parte do todo. ou seja, a solução tipográfica para o logotipo deve já prever a sua adaptação a estas diferentes modalidades, sendo notório, ao observar o tipo de aplicações gráficas e campanha que a instituição pratica, que as três modalidades acabam por ser utilizadas.
uma questão que também me parece relevante para as decisões relacionadas com a parte tipográfica é a necessidade da marca funcionar em dois planos: o público e o interno à instituição/ círculos hospitalares e laboratoriais. torna-se lógico que o logo se enquadre num contexto muito comunicativo, mas também possa assumir mais austeridade e deferência nas aplicações destinadas exclusivamente ao segundo meio referido. a solução ideal deixaria que esse lado mais sóbrio condicionasse as aplicações públicas dando-lhes o peso institucional necessário, e também que o lado mais comunicativo e dinâmico da marca não se perdesse totalmente ao olhá-la no contexto interno, destacando a identidade específica da marca ao vê-la lado a lado com a de outras instituições da saúde.





(nota-se que a identidade antiga da instituição já procura este efeito, procurando despertar por empatia com a imagem um campo semântico de ideias relacionadas como o sangue e a instituição, que não deixa de fora uma interpretação mais emotiva do significado da instituição. o efeito pretendido para a reformulação continua a ser a activação deste processo ao ver o logo.)
prevendo já a possível mutação do logo em termos de cores e composição logo/texto, para efeito da variação de aplicações público/interno, parece-me também importante pensar esta questão já na fase de composição tipográfica. procuro, então, uma solução que também consiga assumir por si só os dois contextos.
composições tipográficas.
fugir à composição do texto como um bloco, tornando-o um pouco mais fluído. exercício de leitura da tipografia por si só na tentativa de uma composição autónoma sólida.
desenvolvimento de opções a partir da composição utilizada anteriormente (futura condensed)
+ chalet condensed
++ avenir medium
+ + + +
+ + testes de cor, gradientes e opacidades

desenvolvimentos
tipografia - pesquisa

+ testes de cor
+ processo
composições básicas para versão monocromática
+ relação da forma com a tipografia escolhida - opções mais pormenorizadas de cor, previsão das variações

++ submarcas - hipóteses básicas de composição















































































