Instituto Português do Sangue
IPSANGUE
IPS
ipsangue.org
O instituto Português do Sangue surgiu em 1990, no culminar da definição e coordenação oficiais das estruturas nacionais responsáveis pela Medicina Transfusional. O IPS é um organismo público, dotado de personalidade jurídica e autonomia técnica, administrativa e financeira, que integra a rede de serviços personalizados do Ministério da Saúde.
O IPS tem por missão regular, a nível nacional, a actividade da medicina transfusional. garantir a disponibilidade e acessibilidade necessárias de sangue e componentes sanguíneos de qualidade, seguros e eficazes.
A instituição comporta uma extensa rede de serviços e hierarquias, subdividindo a sua actuação por Centros Regionais (Porto, Coimbra, Lisboa), e comportando a actuação de vários sectores profissionais e actividades.
MISSÃO // IDEIAS - CHAVE
A missão do IPS é principalmente a certificação e regularização das reservas de sangue a nível nacional, desde a sua recolha ao processamento e distribuição.
A actuação do IPS nunca se dissocia da sensibilização para a dádiva voluntária de sangue, sem a qual as necessidades de transfusões sanguíneas não podem ser supridas.
segurança, saúde
instituição, responsabilidade,
rede, actividade, mobilidade
sangue, vida
dádiva, altruísmo,
ciclo, circuito
/ A IMAGEM ACTUAL DO IPS

a identidade visual e comunicativa do IPS enquadra-se na estratégia comunicativa da generalidade de outras instituições do mesmo cariz/ramo.
em termos da marca, a imagem é pouco inovadora e de leitura literal, a ideia mais fortemente transmitida é a de segurança e preservação de algo vital - o sangue.
é de destacar a relação entre o logo do IPS e o do Ministério da Saúde (propositada?), no tratamento da forma e escolhas cromáticas. a marca sugere pouco individualismo e destaque próprio da entidade por si só, também quando vista no contexto de outras soluções para marcas semelhantes.
a totalidade da estratégia comunicativa do IPS centra-se principalmente no objectivo do apelo à dádiva de sangue.
a causa da instituição moveu o desenvolvimento de várias campanhas publicitárias neste sentido, nas quais se destaca a intenção clara da comunicação directa aos indivíduos, em vários slogans que apelam à iniciativa de dar sangue entrando na esfera individual das pessoas (apelos directos, primeira pessoa, enfatização).
mais especificamente, a mensagem transmitida assume vários enquadramentos - desde a ideia de urgência e desespero para a ajuda a esta causa, até uma visão mais positiva de entre-ajuda humanitária, ou o enquadramento mais positivo e auto-gratificante do acto de dar sangue (campanhas mais dirigidas aos mais jovens?).
em geral, o IPS parece procurar um contacto muito directo, individualizado e urgente ao cidadão comum, sendo a meta a consciencialização geral da importância imediata e vital da dádiva e a sua inserção no quotidiano das pessoas.
conceitos que, no entanto, não se estendem totalmente à opção gráfica para o logo da instituição.
o público-alvo do IPS são principalmente os possíveis dadores de sangue (18 aos 65 anos).
(é de destacar que a área de aplicação de qualquer produto comunicativo do IPS é principalmente o meio médico,instituições hospitalares ou relacionadas, sempre inerente também à identidade da instituição, apesar da sua mobilidade e abertura da entidade a vários espaços e meios.)
/ ANÁLISE DE OUTRAS REFERÊNCIAS
NO MESMO RAMO









a identidade de outras marcas de instituições ligadas ao sangue recorrem frequentemente aos mesmos símbolos/linguagens:
gota/sangue, coração, figura humana abstractizada, repetição de elementos/ideia de ligação ou cadeia
as cores predominantes são claramente o vermelho, relacionado principalmente com azul/verde.
as ideias mais veiculadas pelos logotipos, numa primeira leitura, passam pela saúde, noção de dádiva, comunidade e partilha humanitária, cadeia de entre-apoio, importância de um pequeno contributo como parte de um todo - gota. (neste ponto, a imagem actual do IPS acaba por transmitir uma ideia mais específica de preservação do sangue - "casa do sangue" ?)
/ DIRECTRIZES PARA A REFORMULAÇÃO
DA IMAGEM DO IPS
. necessidade de suporte de submarcas (Centros Regionais)
. adaptação a uma grande variedade de suportes e formatos
. abordagem mais actual, dinâmica, forte e atractiva
. possibilidade de aplicação do logotipo ao contexto público e publicitário, mas também ao contexto profissional de investigação e medicina (contactos externos e internos)
. re-orientação específica dos objectivos e estratégia comunicativa da nova marca - a definir
/ MAPA MENTAL 01

O IPS tem por missão regular, a nível nacional, a actividade da medicina transfusional. garantir a disponibilidade e acessibilidade necessárias de sangue e componentes sanguíneos de qualidade, seguros e eficazes.
A instituição comporta uma extensa rede de serviços e hierarquias, subdividindo a sua actuação por Centros Regionais (Porto, Coimbra, Lisboa), e comportando a actuação de vários sectores profissionais e actividades.
MISSÃO // IDEIAS - CHAVE
A missão do IPS é principalmente a certificação e regularização das reservas de sangue a nível nacional, desde a sua recolha ao processamento e distribuição.
A actuação do IPS nunca se dissocia da sensibilização para a dádiva voluntária de sangue, sem a qual as necessidades de transfusões sanguíneas não podem ser supridas.
segurança, saúde
instituição, responsabilidade,
rede, actividade, mobilidade
sangue, vida
dádiva, altruísmo,
ciclo, circuito
/ A IMAGEM ACTUAL DO IPS

a identidade visual e comunicativa do IPS enquadra-se na estratégia comunicativa da generalidade de outras instituições do mesmo cariz/ramo.
em termos da marca, a imagem é pouco inovadora e de leitura literal, a ideia mais fortemente transmitida é a de segurança e preservação de algo vital - o sangue.
é de destacar a relação entre o logo do IPS e o do Ministério da Saúde (propositada?), no tratamento da forma e escolhas cromáticas. a marca sugere pouco individualismo e destaque próprio da entidade por si só, também quando vista no contexto de outras soluções para marcas semelhantes.
a totalidade da estratégia comunicativa do IPS centra-se principalmente no objectivo do apelo à dádiva de sangue.
a causa da instituição moveu o desenvolvimento de várias campanhas publicitárias neste sentido, nas quais se destaca a intenção clara da comunicação directa aos indivíduos, em vários slogans que apelam à iniciativa de dar sangue entrando na esfera individual das pessoas (apelos directos, primeira pessoa, enfatização).
mais especificamente, a mensagem transmitida assume vários enquadramentos - desde a ideia de urgência e desespero para a ajuda a esta causa, até uma visão mais positiva de entre-ajuda humanitária, ou o enquadramento mais positivo e auto-gratificante do acto de dar sangue (campanhas mais dirigidas aos mais jovens?).
em geral, o IPS parece procurar um contacto muito directo, individualizado e urgente ao cidadão comum, sendo a meta a consciencialização geral da importância imediata e vital da dádiva e a sua inserção no quotidiano das pessoas.
conceitos que, no entanto, não se estendem totalmente à opção gráfica para o logo da instituição.
o público-alvo do IPS são principalmente os possíveis dadores de sangue (18 aos 65 anos).
(é de destacar que a área de aplicação de qualquer produto comunicativo do IPS é principalmente o meio médico,instituições hospitalares ou relacionadas, sempre inerente também à identidade da instituição, apesar da sua mobilidade e abertura da entidade a vários espaços e meios.)
/ ANÁLISE DE OUTRAS REFERÊNCIAS
NO MESMO RAMO









a identidade de outras marcas de instituições ligadas ao sangue recorrem frequentemente aos mesmos símbolos/linguagens:
gota/sangue, coração, figura humana abstractizada, repetição de elementos/ideia de ligação ou cadeia
as cores predominantes são claramente o vermelho, relacionado principalmente com azul/verde.
as ideias mais veiculadas pelos logotipos, numa primeira leitura, passam pela saúde, noção de dádiva, comunidade e partilha humanitária, cadeia de entre-apoio, importância de um pequeno contributo como parte de um todo - gota. (neste ponto, a imagem actual do IPS acaba por transmitir uma ideia mais específica de preservação do sangue - "casa do sangue" ?)
/ DIRECTRIZES PARA A REFORMULAÇÃO
DA IMAGEM DO IPS
. necessidade de suporte de submarcas (Centros Regionais)
. adaptação a uma grande variedade de suportes e formatos
. abordagem mais actual, dinâmica, forte e atractiva
. possibilidade de aplicação do logotipo ao contexto público e publicitário, mas também ao contexto profissional de investigação e medicina (contactos externos e internos)
. re-orientação específica dos objectivos e estratégia comunicativa da nova marca - a definir
/ MAPA MENTAL 01
